12/10/2006

Um par



...de asas para Toby

É o primeiro volume da coleção de livros para crianças editados por mim em tinta, braile, CD (MP3) e na web, pela Rede Saci-USP.
O trabalho é pioneiro no gênero e tem sido reconhecido por crianças brasileiras de todas as idades. Toby também já deu asas à imaginação de brasileiros residentes no Japão, Alemanha e França.
A edição em braile é transcrita e impressa no Instituto de Cegos Padre Chico (São Paulo-SP), cujos alunos foram os primeiros a ler, em braile, as aventuras do cão Toby e seus amigos pássaros da esquadrilha da fumaça.
A professora Magali Piazza Giaquinto, da Emef Prof. João Larizzatti (Osasco-SP) realizou bem sucedido projeto pedagógico com o texto da autora nas aulas do reforço escolar do ano de 2003, antes da história ser publicada em livro.

Leia trecho da pág.13 de Um par de asas para Toby

O cãozinho corria, corria, sem jamais alcançar os pássaros.
Quanto mais ele corria, mais a esquadrilha da fumaça o desafiava, voando baixo, em vôos rasantes.
As asas dos pássaros, ora quase tocavam a cabeça do Toby, ora quase tocavam a água do mar.
E Toby investia para cima deles latindo, latindo e, às vezes, engolindo e vomitando água salgada.
Tadinho do Toby...
Esforço inútil.Voltava para casa molhado, cansado e babando de inveja dos amiguinhos voadores.
Satisfeitos com a aventura, e vendo Toby se distanciar da praia, os pássaros também iam embora. A missão estava cumprida, já podiam relaxar, até outro ataque amistoso e brincalhão. Muito diferente do que seria um ataque aéreo provocado pelo homem.
E dava para ver os pássaros se distanciando, sumindo como pontinhos pretos no céu, mergulhando no verde escuro das encostas da Serra dos Itatins, na Mata Atlântica, um berçário de lindas espécies de plantas, aves e outros animais. Alguns deles nem podem ser vistos com tanta facilidade. O desmatamento e a ocupação do seu ambiente natural prejudicaram a reprodução e os afugentaram...

Mais informações sobre autora e obra: www.quata.com.br/gisele.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele