11/10/2006

TRÊS ANOS




Prof. Eduardo Vedolin (matemática e braile) e as alunas Pamela e Larissa com Gisele, durante palestra da autora na Biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo.

PALESTRA SOBRE LITERATURA E BRAILE - Eduardo e Gisele estão à disposição para palestras sobre a sensibilização para o sistema braile como estímulo ao desempenho escolar dos educandos e às práticas inclusivas. Informações: gisele.jorn@uol.com.br


Três anos de aprendizado são comemorados hoje

Estou feliz com os avanços que tenho observado no entendimento dos alunos e professores sobre a importância do livro acessível.
Mais feliz ainda por confirmar na prática o que sempre defendi e acreditei: as crianças gostam de ler e precisam apenas de um empurrãozinho para aprender.
Hoje trabalhei com um grupo de 20 crianças videntes, de 6 a 10 anos, do Centro Educacional Desafio, em Osasco (SP).
No final da jornada, convidei-as para ler um trecho de um dos meus livros. Jaqueline, 7, e Victor, 6 anos, se apresentaram voluntariamente à frente da classe e leram um parágrafo inteiro de Toby e os Mistérios da Floresta, sem ensaio e sem jamais terem tido contato com os meus livros antes.
Também hoje, 10/10, recebi e-mail do padrinho de um leitor dos meus livros em braile. O leitor é o menino Thiago, 10 anos, morador de Limeira (SP). Ele já leu trecho do terceiro livro [Raycha] em braile e está entretido agora com a transcrição do mesmo no computador que ganhou do padrinho. [Eli, um senhor benemérito que tem sido o anjo da guarda do menino].
Thiaguinho deseja que o padrinho tenha acesso ao conteúdo do livro. Assim, ele também ajuda essa autora a tornar a obra acessível aos videntes, enquanto eu trabalho para conseguir finalizar e lançar Raycha.
Na semana do Dia da Criança e do Professor esta é uma bonita prova de que temos motivos para comemorar e ser otimistas.
Também estou comemorando três anos de aprendizado neste campo novo e fértil onde jamais pensei estar antes de oferecer um par de asas para Toby voar.
Tudo o que precisamos é apenas uns dos outros.
Saudações a todas as crianças, de todas as idades, e aos seus professores.
Um beijo especial à Jaqueline, ao Victor e ao Thiago por terem me feito tão feliz no dia de hoje.
Gisele Pecchio, autora da Coleção Toby - Livros Acessíveis

Um comentário:

  1. Val,

    Obrigada pelo carinho da atenção dedicada ao meu trabalho.

    Você é uma professora que faz a diferença, dentro e fora da sala de aula. Felizes são os seus alunos.

    A você e a eles desejo um bom feriado.

    Que este domingo seja especialmente alegre para você. Aproveite-o bem.

    FELIZ DIA DO PROFESSOR!

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele