17/10/2006

Quem é Toby?

É amigo da esquadrilha da fumaça

"...Da janela da casa, Toby apreciava o azul do céu e o vai-e-vem das ondas do mar. Era da janela que ele saltava, bem cedinho, e ia correr na praia, espalhando areia para todos os lados.
Corria veloz, uns seis quilômetros, ida e volta, todas as manhãs.
O exercício se repetia à tardinha, antes do pôr-do-sol.
Por isso, Toby tinha o corpo bem definido e musculoso fazendo inveja para o amigo Bolão. Sem contar os suspiros que arrancava da Cleo e os ciúmes que despertava na Veruska.
Toby não era o tipo metido, ao contrário de outros personagens. E bem que podia. Por onde passava, sempre lépido e altivo, ia ouvindo as pessoas o chamarem pelo nome.
— Tobyiii, Tobyiii! — gritava Aninha, da janela do apartamento.
Ele dava uma olhadinha para o lado da menina, fazia um gracejo e seguia em frente, sempre correndo.
Nunca vi Toby caminhar no calçadão da praia, como seus amigos. Ele sempre corria na areia. Ia para a calçada somente na hora de voltar para casa.
Quando avistava o muro branco, que cercava o quintal da casa onde morava, dava um impulso e saltava para dentro.
Mal pisava na grama verdinha do jardim escondido atrás do muro, uma pétala se desprendia da corola da rosa preferida.
Nesse instante, ouvia o chamado:
— Toby, Toby! - era dona Constança.
Ao ouvir seu nome, elevava o pescoço, mantinha postura ereta e pousava os olhos na direção da voz, que vinha da porta da cozinha.
— Venha comer, está na hora!
Indeciso entre olhar para a porta da cozinha e para a queda da pétala da rosa preferida, que arrancou quando saltou o muro do quintal, ele escolheu deitar na grama e murmurar, baixinho.
Leve e desfalecida, a pétala da rosa pousou sobre o seu focinho gelado, entre um par de olhos desapontados... (trecho do livro Um par de asas para Toby, pág. 5)

Quem é a esquadrilha da fumaça?

São os pássaros que habitam as matas da Serra dos Itatins (Juréia). Por voarem sempre em bandos e fazerem bonitas acrobacias aéreas sobre a cabeça do Toby são chamados assim pela autora.

Para ouvir trecho do CD em MP3 [edição do radialista João Pedro Montezuma] basta enviar endereço do e-mail para a postagem do arquivo de voz para gisele.jorn@uol.com.br
O CD poderá ser copiado para distribuição livre, sem fins comerciais, bastando solicitar por escrito à autora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele