11/09/2009

ALUNOS DO PAPA REFLETEM

Alunos do professor Eduardo Humberto (Geo), Colégio Papa Mike, durante workshop sobre o livro Uma Aventura na Amazônia - RAYCHA, de Gisele Pecchio, com orientação do geógrafo Aziz Ab'Sáber.
    Por meio de recursos multimídia e mapas, a escritora selecionou duas partes do conteúdo relativo à geografia da Amazônia para conversar sobre a foz do rio Amazonas e sobre o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Gisele exibiu o capítulo "O Xeique" (personagem de Aziz Ab'Sáber), com som do audiolivro que acompanha a edição em braille da obra e imagens do livro em papel (foto). 
    Na abertura do trabalho, a autora lembrou os oito anos do atentado terrorista que destruiu as torres gêmeas do World Trade Center e teria matado mais de 3 mil pessoas, em 11 de setembro de 2001, nos EUA. Acontecimento grave, com influência na geopolítica mundial, culminando com a morte de mais de 100 mil pessoas no Afeganistão e Iraque dois anos mais tarde, em ataques promovidos por tropas norte-americanas e aliados.
    "Enquanto eu escrevia as aventuras do Toby e seus amigos pássaros em meu primeiro livro, Um par de asas para Toby (2003), o então presidente Bush empreendia ataques aéreos sobre a cidade de Bagdá, ato tão hediondo como o ataque terrorista contra os EUA, e que motivou uma reflexão, na pág. 14, sobre o dom de voar ofertado ao ser humano com inspiração nos pássaros mas usado, infelizmente, também para a destruição".
    Gisele aproveitou a data para lembrar aos alunos o extermínio de centenas de nações indígenas como os povos que habitavam a Amazônia, hoje reduzidos a uns poucos milhares, vitimados pelo caos fundiário e pela especulação do capitalismo selvagem.
    O workshop encerrou com uma explanação sobre o livro acessível, tema obrigatório nas falas da autora, e a exibição de um vídeo sobre literatura em braille.

2 comentários:

  1. pelo amor de deus minha escola é um pouco besta pois olha ftu que tiraram so o povo feio so salvo uma pessoa dessa ftu o matheuzinho.......rsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/8/11 19:13

    Conheço tds aii! sao tds da minha salaaa! so q não to nessa foto pq entrei na escola em 2010

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele