02/11/2006

Escola

Professora adota livro
nas aulas do reforço

No segundo semestre do ano letivo de 2003, a professora Magali Piazza Giaquinto obteve êxito na evolução dos alunos, nas aulas de Português do reforço escolar. Eram alunos de 9 a 11 anos que tinham importante dificuldade para formular frases empregando corretamente o vocabulário, o sujeito e o verbo.

O êxito da professora ela atribui em parte ao interesse que a história de Um par de asas para Toby despertou nos alunos. O protagonista é um cão verdadeiro, amigo dos pássaros que habitam a Serra dos Itatins, na região do balneário de Peruíbe, litoral sul de São Paulo.

"As crianças gostam de cachorros e aventuras, por isso a trama fez sucesso entre os meus alunos", disse Magali que teve autorização da autora para utilizar o texto e as imagens da primeira história da Coleção Toby, antes mesmo de ter sido lançado o livro.

Em 11/10/2003, véspera do Dia da Criança, Gisele Pecchio lançou Um par de asas para Toby na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping.

A recusa de livrarias pela comercialização do livro, uma produção independente pioneira no formato acessível para crianças (tinta, braile e MP3), tem prejudicado as vendas mas não imobilizou a autora, que é jornalista e tem recebido muito apoio da imprensa na divulgação da sua missão.

Na véspera do lançamento do livro, o âncora da Rádio CBN, jornalista Adalberto Piotto, entrevistou Gisele durante mais de quinze minutos [o resumo da entrevista está no blog]. Isso atraiu grande número de ouvintes da CBN para a fila de autógrafos.

As livrarias que se recusaram a comercializar o livro não venderiam a mesma quantidade autografada por Gisele, em poucas horas, nem em uma semana de trabalho.

Professora faz a diferença na valorização do aluno, da autora e do livro

Na fila do autógrafo, diante da autora, estava a sorridente e abnegada professora Magali Piazza Giaquinto. Foi comprar vários exemplares do livro para a biblioteca da escola onde trabalha [Emef. Prof. João Larizzatti]. Também foi convidar a autora para uma palestra, que ocorreu no mês seguinte ao do lançamento do livro.

Em 10 de novembro estava lá na escola a autora de Um par de asas para Toby. Antes de falar para mais de 200 alunos, de algumas séries do ensino fundamental, Gisele se emocionou ao deparar com um grande mural, na parede do corredor central. Nele, estavam contidas redações, frases, desenhos e mensagens carinhosas dos alunos referentes ao livro, ao protagonista Toby e a ela própria, a autora. Havia desenhos do Toby pintados a mão e também no computador.

A professora Magali trabalhou os temas tranversais propostos pela autora, no livro, de forma multidisciplinar. Entre os temas, a liberdade com respeito às regras, a importância da amizade e da cooperação na superação de problemas.

Até nas aulas de educação física o professor motivou os alunos para a importância da atividade física graças ao fato de o cão Toby gostar de correr na praia, apostando corrida com os amigos pássaros da esquadrilha da fumaça. Na abordagem sobre o meio ambiente e a cidadania, os temas escolhidos foram a posse responsável dos animais de estimação e a utilização racional dos recursos da natureza.

Gisele Pecchio considera que não poderia ter havido estréia mais marcante para ela, na literatura, do que aquela proporcionada pela professora Magali Piazza Gianquinto. "Não somente pelo respeito e valorização dados pela educadora ao trabalho da autora, mas pelo respeito e valorização dedicados pela educadora aos seus alunos".

Esse respeito e valorização Gisele sentiu novamente, meses depois, em março de 2004, quando se apresentou em palestra no Instituto de Cegos Padre Chico, para alunos do ensino fundamental, durante o lançamento da primeria edição em braile do livro Um par de asas para Toby, transcrito e impresso no IPC. Tempos depois, a autora também autorizou a transcrição e impressão do livro em braile ao Instituto São Rafael, de Belo Horizonte, e à Biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo.


Alunos da professora Magali Giaquinto, da Emef Prof. João Larizzatti, em Osasco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele