15/01/2012

DEFICIÊNCIA. VIVER DIFERENTE OS MESMOS DIREITOS

Neste 11 de janeiro consegui mais uma vitória: não me aposentar por invalidez. Disse à médica-perita que o trabalho e o abandono de práticas conservadoras no campo das ciências médica, da saúde e das relações humanas são importantes na reabilitação e integração do ser humano. Cada pessoa com algum tipo de deficiência ou necessidade especial é uma oportunidade a mais para aprimorar as relações humanas na família, no trabalho e na sociedade.No Brasil são 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e no estado de São Paulo mais de 3 milhões. 
Vivemos num mundo excludente, desde os primórdios da formação dos diferentes povos e culturas sobre a face da Terra. Impera a lei do mais forte.
Se pessoas com deficiência ou necessidade especial ficarem recolhidas em suas casas, em seus quartos, a sociedade perde oportunidade de avanço civilizatório.
Algum dia, aqueles que tiverem a graça de envelhecer, com ou sem saúde para desfrutar as graças da vida terrena, poderão necessitar de meios e modos adaptados para ver, ouvir, andar, falar, sentir ou até para o essencial: comer, beber e necessidades fisiológicas.
No meu caso atual, preciso de ajuda para simples transferências da cama para a cadeira e da cadeira para a cama. Para uma pessoa sem lesões de comprometimento motor isso é natural. Para nós, cadeirantes, é questão de sobrevivência ir buscar ajuda para o simples quando não se pode pagar para ter uma assistente de domingo a domingo, durante 24 horas.
Em Portugal são reinvindicados assistentes pagos pelo Estado para auxiliar pessoas sem condição de auto-ajuda para viver diferente os mesmos direitos.
Enviei à Mara Gabrilli (PSDB-SP), primeira deputada federal tetraplégica, sugestão para estudo de lei que possa vir ao encontro dessa necessidade premente: viver. 
O leitor pode estar se perguntando, quem é essa Mara?
Foi reconhecida como a terceira melhor deputada federal no último exercício e, não obstante os limites do seu corpo, é a política que mais tem se empenhado na luta pela quebra de barreiras e para oferecer condições dignas para pessoas que sofrem, invisíveis para a sociedade.
Imagina o que é abrir a porta para pedir ajuda a estranhos para ir para a cama?
Imagina o que é não poder sair do leito por falta de ajuda e meios? 
E quando falta a família, pessoas sem condição de auto-ajuda são institucionalizadas até a morte?
Não é o que preconiza a atual legislação dos direitos das pessoas com deficiência.
Até que cheguemos ao último ato no grande espetáculo da vida são necessárias pontes de acesso e não barreiras arquitetônicas, comportamentais e de entendimento entre o insubstituível: os atores do grande espetáculo da vida. Penso ser essa uma das partituras deixadas ao nosso estudo pelo amoroso Maestro.
Gisele Pecchio Dias, jornalista, escritora, paraplégica (Osasco-SP)
Gisele com aluno Enzo Antonio no Colégio Ofélia.
Ele tem nas mãos um cavalinho que fez com folhas
de papel. A imagem remete ao lendário Dom Quixote.
Tudo a ver com o tema em questão.

3 comentários:

  1. Você é uma abençoada guerreira.
    Tenho visto pessoas desejarem se aposentar apenas porque perdeu uma unha ou um dedinho.
    Deus continue a te abençoar, fartamente.
    Quanto a solicitar ajuda a "estranhos", é a chance que Deus nos dá para nos conhecermos melhor, uns aos outros...
    abraços fraternos

    ResponderExcluir
  2. Gisele, parabéns pelo excelente texto e obrigada pelas palavras de carinho!
    Um grande beijo,
    Mara Gabrilli.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente perdi uma batalha. Em 1º de outubro de 2013 fui aposentada por invalidez.

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele