24/11/2011

Dia Nacional de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças é uma tradição originária dos Estados Unidos e está calcado no mais nobre dos sentimentos cultuados pela humanidade através dos tempos: a gratidão. 
O "dar graças" está presente em todas as crenças e religiões. Agradecer pela boa colheita, pela saúde, pela superação de problemas, pela vida, por mais um dia, por um banho e um prato de comida temperado pela mãe com amor na ponta dos dedos. Quem nunca agradeceu por um presente ou por uma visita querida em casa ou no leito de um hospital?
Nesta quinta, 24, novembro de 2011, dou Graças a Deus pelo primeiro dia sem dor, faltando 37 dias para terminar o ano.
Que seja o primeiro de muitos dias sem as terríveis dores que maltratam o meu corpo físico e quase roubam o meu corpo espiritual. Mas ele está aqui, lutando, como sempre, embora sem qualquer controle da parte motora do estômago para baixo do corpo que ainda não se reconhece e que eu, Gisele, não reconheço mais.
"São duas as Gisele, uma brigando com a outra", disse o querido amigo Toninho Travanca, que deu-me a Graça da visita, hoje. A presença querida em minha casa também é motivo para eu dar Graças pela sua vida e pela vida da sua irmã Sirlene.
Toninho é grande vencedor. É "o cara". Um advogado com cabeça de engenheiro, profissão renunciada por ele após o acidente que o deixou tetraplégico. No alto dos 50 anos como cadeirante, ele fez o que parecia impossível graças ao poder da mente privilegiada dada a ele por Deus. Toninho renunciou a carreira de engenheiro civil, passou em primeiro lugar no vestibular para a Faculade de Direito e tornou-se um habilidoso motorista que se desloca com desenvoltura pelas ruas, avenidas e estradas levando seus amigos e familiares como passageiros do ilustre e sorridente motorista.
Deus existe. É o Amor e a Razão, forças que movem o Universo e cuja poderosa centelha está guardada em cada um de seus filhos. Quando todos somos um essa força opera milagres. Nesse milagre eu creio. No milagre da vida. Um pelo outro. Todos por um. Um por todos.
Obrigada Jesus. Hoje vou dormir com a certeza que acordarei mais forte para lutar pela minha vida. A vida que jamais me pertenceu. A vida que é daqueles que me amam e lutam por mim enquanto faço a minha parte, cuidando melhor de mim como jamais fiz antes.

*Thanks-Giving Day - A tradição norte-americana, originária do meio rural do estado de Massachusetts, comemorado todos os anos, nacionalmente, na quinta-feira da quarta semana do mês de novembro, também no Brasil é comemorada. Foi uma iniciativa do governo do então presidente Eurico Gaspar Dutra (1945-51) influenciado por Joaquim Nabuco, então embaixador do Brasil nos EUA.
Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus” teria dito Nabuco, ao participar da celebração na cidade de Washington. Da inspiração do embaixador surgiu a Lei 781 estabelecendo o Dia Nacional de Ação de Graças, coincidindo com a data lembrada pelos EUA, Inglaterra e outros países.

Não poderia finalizar esse artigo sem antes lembrar de Amador Aguiar, um ilustre brasileiro e um dos maiores e mais bem sucedidos empresários do mundo financeiro. O fundador do Bradesco e da Fundação Bradesco, onde tive o privilégio de trabalhar, foi pioneiro ao celebrar o Dia Nacional de Ação de Graças em grandiosa festa cujos protagonistas eram alunos da Fundação Bradesco, a "menina dos olhos" do incomparável Amador Aguiar. O Brasil parava, ao meio-dia, da quinta-feira da quarta semana de novembro, todos os anos, para assistir em rede de rádio e televisão a grandiosa celebração de Graças a Deus, Graças à Vida, Graças ao Trabalho e aos seus frutos.

(*) fonte: Prof. Sandro Silva Araujo - Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele