12/10/2008

11 de outubro

As queridas Pamela e Marianna com Gisele em foto do papai José Lourenço.
Gisele Pecchio autografa tendo à sua frente, na mesa, display que ela mesma confeccionou com sucata de embalagem de papelão transformada em caixa-display para acondicionar os livros da Coleção Toby sobre a mesa do autógrafo. Uma caixinha colorida, com três carinhas do cão Toby recortadas e coladas na cabeceira da mesma.

Momento do autógrafo: uma mensagem para cada leitor, com o carinho e capricho.

O papai fotografando tudo e "de olho" nas filhotas Pamela e Marianna.

Dona Fany, mãe de Gisele, animando o evento, tendo ao fundo a professora Thereza Ceranto, que deu aulas à Gisele na 4ª série do fundamental, e o designer gráfico Renato Alexandre conversando com Gisele.

O radialista Edson Natale, apresentador do Espaço Alternativo, programa da Rádio 9 de Julho AM - Arquidiocese de São Paulo, dedicado aos deficientes e pessoas com necessidades diferentes de acesso, com as professoras Teresinha Saliba Dias (à direita) e Thereza Ceranto Couto (à esquerda) no momento em que Gisele autografava os livros para ambas. Terezinha foi diretora e Thereza professora na escola em que Gisele estudou da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental (2º Grupo Escolar de Osasco).

Professora e aluna: quanta lembrança boa essa relação nos traz.

Uma turma muito animada, com necessidades diferentes de acesso aos livros e à leitura, e que veio de longe para conhecer ou reencontrar Gisele e levar o seu autógrafo no audiolivro ou nas edições em braile e tinta de Uma Aventura na Amazônia - Raycha. Da esquerda à direita da foto: Malu, com a mão sobre o ombro esquerdo de Toninho, o "Terribilíissimo" (pela carinha sapeca dá para se ter uma noção do porquê ele tem esse apelido), Mario Brancia, Celso Cassalho, José Carlos Mecchi, Gisele, Edson Natale e Eliana Palma.

"Feliz de quem traz dentro de si a beleza da criança e do educador de si próprio". A frase é de Gisele Pecchio, na foto de Pamela A. Dias, com o seu orientador Prof. Aziz Ab'Sáber.
Prof. Aziz Ab'Sáber, amado pelos alunos e pela autora do livro, presença de honra no lançamento do livro que ele ajudou a elaborar orientando Gisele Pecchio sobre o conteúdo que ela deveria apresentar aos pequenos sobre a Amazônoa Brasileira.
Prof. Aziz Ab'Sáber presente no lançamento do livro de Gisele Pecchio

Professores e estudantes que não compareceram no lançamento do terceiro livro da Coleção Toby, Uma Aventura na Amazônia - Raycha, dia 11, na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping, perderam a oportunidade de conhecer ou rever o grande educador e geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab'Sáber, professor emérito da FFLCH-USP e professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Aziz Ab'Sáber veio a Osasco (SP) trazer o seu cumprimento à jornalista Gisele Pecchio Dias, autora do livro, que recebeu orientação do famoso geógrafo nas informações que transmitiu às crianças sobre a Amazônia Brasileira. Aziz foi eternizado entre os leitores por meio da personagem Xeique, criada pela escritora para homenagear o grande educador, reconhecido entre os maiores geógrafos do mundo. O nome da personagem foi escolhido Xeique por causa da descendência libanesa do brasileiríissimo professor, nascido em São Luiz do Paraitinga (SP).
Em entrevista ao radialista Edson Natale, presente no lançamento juntamente com vários ouvintes do seu Espaço Alternativo (Rádio 9 de Julho AM - Arquidiocese de São Paulo), programa dedicado às pessoas com deficiência e necessidades diferentes de acesso, a escritora falou da sua alegria em finalizar mais esse livro e poder editá-lo de forma independente em tinta, braile e audiolivro com o apoio de um grande educador brasileiro e ainda lançá-lo no mesmo dia e local do seu primeiro livro, Um Par de Asas para Toby (2003), que inaugurou o formato de livros acessíveis para crianças no Brasil.
Maior reconhecimento não poderia haver fora a presença do homenageado e orientador da escritora no dia do lançamento do livro. Prof. Aziz Ab'Sáber chegou discreto, sem avisar que viria, para trazer o carinho do seu abraço e cumprimento a Gisele.
"Quem dera a maioria tivesse olhos para se espelhar em seus gestos de grandeza e amor pelo Brasil, pela Educação das nossas crianças, adolescentes e jovens, pelo nosso patrimônio histórico, geográfico, cultural e pela riqueza dos valores morais e éticos, com os quais e tão somente é possível construir o caráter do ser humano, que é a nossa missão primeira no planeta que nos foi dado habitar pelo Senhor do Tempo e dos Mundos", disse Gisele Pecchio, muito emocionada com a presença do famoso geógrafo.
"Somente o danado do Toby poderia me levar para distantes lugares, onde jamais estive, na companhia de um dos maiores cultores das Ciências da Terra. Toda criança deveria ter o direito de assistir uma aula com o geógrafo Aziz Ab'Sáber, ainda que fosse por meio de um livro de história", finalizou a autora de Uma Aventura na Amazônia - Raycha que poderá ser adquirido nas lojas e no site da Livraria Cultura, onde Aziz Ab'Sáber dará uma aula sobre a Amazônia no dia 9/12, às 19 horas, no auditório da loja do Conjunto Nacional, na avenida Paulista.
PRESENTES - O Grupo Terra se fez representar por Mario Luiz e Malu Brancia, Antonio (Toninho) Domingues e Celso Cassalho, todos deficientes visuais, com exceção de Malu que é acompanhante. Crianças e adolescentes como Pamela, Marianna, Larissa, Ruan, Pedrinho e Felipe foram destaques junto de pais e professores, entre eles Thereza Ceranto Couto e Teresinha Saliba Dias, professora e diretora do então 2º Grupo Escolar de Osasco (atual Prof. José Liberatti) onde estudou a escritora Gisele Pecchio, que estava acompanhada da mãe Fany, do irmão Lourenço e sobrinhas. Também presentes no lançamento, no Osasco Plaza Shopping, os artistas que participaram de mais este livro da Coleção Toby: a pintora Gladys Ometto (autora das paisagens amazônicas em óleo sobre tela), o desenhista José Carlos Mecchi (autor dos desenhos das personagens), o designer gráfico Renato Alexandre de Oliveira (editor de imagens e diagramador) e o músico Zé Paulo Medeiros (autor da letra, música e arranjos de Yanomame, trilha do audiolivro).
O governador José Serra enviou mensagem à autora por meio da sua Secretaria Particular. Os vereadores eleitos por Osasco Sebastião Bognar (PSDB) e Aluísio Pinheiro (PT) buscaram o autógrafo da autora. Além de edições em tinta, Bognar levou um livro em braile+CD para presentear o osasquense Claúdio, que é cego. O despachante Wilson Proscidelli e os contabilistas e educadores Neusa Amaral Teixeira e Paulo César Ferreira também estiveram presentes, bem como a diretora Kika (Francisca), da Revista do Parque, jornalista Marcia Macedo, Marili Alexandre (Secretaria de Cultura de Osasco), Maria Isabel (com o marido Antonio Carlos Panaro) e Elzineth Martins (Secretaria de Assistência e Promoção Social de Osasco).




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele