28/12/2011

MINHA MÃE parte II

Nesta manhã tive o privilégio de abraçar minha mãe bem apertadinho e lhe agradecer por todo o amor e fé inabaláveis como sempre nos conduziu, a mim, a meu irmão e a meu falecido pai.
A última palavra aqui em casa sempre foi dela.
Tenho me esforçado bastante para compartilhar com mamãe um pouquinho do muito que já dividimos juntas em quase meio século de vida em comum: trabalho, cuidados com a casa, com as pessoas da família, compras e tudo o mais que envolve o complexo mundo de uma dona-de-casa que nunca teve empregados pois sempre contou com a força e a saúde que lhe foi dada por Deus e com a minha presença constante, sobretudo depois do falecimento do papai.
Penso que sufoquei mamãe com tantos mimos e cuidados. Ah! Tenho saudades... Sempre gostei dos verbos fazer e cuidar. Agora conjugo o verbo reaprender, que implica em ser cuidada e fazer o possível.
Conto com a ajuda de pessoas amigas para cuidar de mim e auxiliá-la nas tarefas externas à nossa casa. Ainda não estou treinada para sair na rua com a cadeira de rodas. Moramos numa cidade que, a exemplo da maioria das cidades brasileiras, jamais estudou o espaço urbano sem barreiras arquitetônicas.
Pessoas com a disposição de luta da deputada federal Mara Gabrilli fazem falta. Ela é a primeira brasileira tetraplégica a iniciar a quebra de barreiras. Lembro-me quando entregou ao então prefeito eleito José Serra um projeto nesse sentido e ele lhe confiou a primeira Secretaria de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Urbana.
Por meio da ong que leva o seu nome, Instituto Mara Gabrilli, tive a alegria de ganhar uma cadeira de rodas e uma almofada muito leves e confortáveis que me possibilitaram, enfim, sair da cama, almoçar com mamãe e dividir algumas tarefas.
Hoje cortei os legumes da salada, enxuguei a louça, mediquei o Toby e escovei sua pelagem branca. Ficou parecendo um carneirinho.
Dia destes aprendi mais uma coisa: lavar o banheiro na cadeira de rodas. Bom demais para quem ainda carrega sequelas como feridas, dores e paralisia completa dos membros inferiores.
Enquanto finalizo esse texto, pois daqui a pouco receberemos a visita de um casal amigo, mamãe me entrega a correspondência deixada pelo carteiro.
Que sincronia!
Um cartão de boas festas da deputada federal Mara Gabrilli.
Ela escreveu: "...que em 2012 você possa trilhar o melhor dos caminhos, o dos seus sonhos".
Nossos olhos se enchem de lágrimas pois eu e mamãe sonhamos o mesmo sonho e penso que sonhar juntinho é o começo da realização.
Muito agradecida a todos que me possibilitaram passar mais este Natal, Aniversário da Fany e a passagem para o Ano Novo na simplicidade da minha casa.
Minha querida mãe num dia de sonho realizado: o lançamento do meu primeiro livro, "Um par de asas para Toby", na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping. A pequena Pamela hoje está com 18 anos. Atrás dela o meu melhor amigo (ten. Mario Orlandini +). Ao lado dele o querido Mecchi, ilustrador dos meus três primeiros livros, o escritor Marcos Cezaretti e meu irmão José Lourenço.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber como adquirir o livro.paz,muita paz.

    ResponderExcluir
  2. Soninha, no site da Livraria Cultura ou em uma das suas lojas. www.livrariacultura.com.br
    Se tiver alguém que trabalha ou mora em Osasco pode retirar comigo, em casa. Moro no centro, perto da estação Osasco-CPTM.

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele