04/06/2011

MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA EM OSASCO

Neste 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Muito será falado sobre a importância do uso racional da água, já que as reservas próprias para o consumo dos habitantes do planeta se esgotam. Muitas mudas de plantas serão entregues à terra em favor do verde, enquanto árvores imensas serão arrancadas do solo em que habitam há centenas de anos pela força do poder do dinheiro que não raro passa por cima das leis, dos valores éticos e das boas práticas.
Porém, é importante lembrar que pensar no meio ambiente e na ecologia também inclui boas práticas no planejamento, uso e conservação dos espaços públicos e privados para que todos tenham livre acesso aos mesmos. Inclui pensar que um dia qualquer um de nós poderá ficar privado do acesso a esses espaços ou mesmo ser vítima do descaso para com os mesmos.
Dia destes, um deficiente visual caiu num buraco no Calçadão da rua Antonio Agu, centro de Osasco, a poucos metros da rua onde moro e que, a exemplo da maioria das ruas e espaços públicos e privados, não oferece qualquer chance de acesso para pessoas com necessidades especiais como cegos, idosos, cadeirantes e bebês em seus carrinhos. Um verdadeiro perigo circular pelas ruas cujas calçadas são ocupadas por imensos postes, quase da largura da calçada, ou por montanhas de sacos de lixo e entulho a qualquer hora do dia.
Moro na rua Lanciotto Viviani há 50 anos e jamais entendi como foi autorizada a fixação do enorme poste no meio da calçada na lateral do Centro de Ofertas, prédio onde já funcionou o antigo EPO - Escritório de Planejamento de Osasco. Há alguns anos, também foi autorizada a fixação de um poste gigante no meio da calçada da mais nova loja Marabraz. A loja é nova mas não segue o padrão ABNT de acessibilidade.
Atenção senhores legisladores e servidores responsáveis pela implantação e cumprimento de normas com padrões universais de acessibilidade! Esse tema também é pensar no meio ambiente e na ecologia.
Ilustração de J.C.MECCHI com paisagem da artista plástica Gladys Ometto, do livro "Uma Aventura na Amazônia - Raycha". Aula do ambientalista Aziz Ab'Sáber, um dos maiores pensadores brasileiros, num dos capítulos do livro. "Senhores políticos, é preciso pensar o nacional, o regional e o setorial para servir bem aos interesses da Pátria", diz o nosso querido professor hemérito do IEA-USP.

Um comentário:

  1. Gisele,hoje recebi sua msg para fazer parte de sua comunidade,mas cai aqui no seu blog.Tem alguma outra comunidade ou é só o blog?Não recebi outro link,senão postaria no meu blog.Fico feliz que esteja na luta e não desistiu de seus sonhos!Manterei mais contato,ok?Bjs,

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele