28/11/2008

ENTREVISTA

Programa Caminhos Alternativos
(nº 146, 29/11/08), Rádio Trianon AM 740 kHz São Paulo e 810 kHz Baixada Santista. Na pauta estava a literatura para crianças e o lançamento do livro Uma Aventura na Amazônia - Raycha, escrito por Gisele Pecchio com orientação do geógrafo Prof. Aziz Ab'Sáber, que também é personagem na trama. O livro possui edição em tinta, em braile e audiolivro e será autografado na loja da Livraria Cultura do Conjunto Nacional nos dias 6/12 (11 horas - setor Infantil) e 9/12 (19 horas - teatro, após palestra sobre a Amazônia com o geógrafo Aziz Ab'Sáber e para a qual já estão inscritos 130 participantes.
Trecho da entrevista:
Deganello - Como aconteceu o seu encontro com o Prof. Ab'Sáber?
Gisele - Nosso encontro se deu na cidade de Osasco, numa escola estadual, no Programa Escola da Família, em 11 de junho de 2005, num fórum organizado pelo Instituto de Antropologia
e Meio Ambiente coordenado pelos docentes da Unesp de Marília. Lá também estavam
os Prof. Eduardo Suplicy (pela FGV) e o Prof. Edmilson Brito Rodrigues (ex-prefeito da
cidade de Belém-PA, doutorando Geografia Humana na USP. Foi um dia inteiro de
palestras e debates sobre políticas públicas, ambientes e populações, com ênfase no
avanço das plantações de soja e seus impactos sócio-ambientais, em especial na
Amazônia, onde os madeireiros se associam aos criadores de gado e sojicultores
para destruir a floresta. Ontem, o Inpe anunciou mais 4% de floresta engolidos na Amazônia com a destruição de cerca de 12 mil km2 de floresta, sendo o Pará e o Mato Grosso os recordistas do desmatamento.
Bem, nesse encontro, como se falou muito da Amazônia e eu estava com a idéia de criar a próxima aventura do Toby lá, porque um leitor cego de Manaus me fez essa sugestão, comentei com o Prof. Aziz que eu gostaria de escrever mas não conhecia a Amazônia, jamais estive lá, então, de pronto, ele se ofereceu para me orientar. Pediu-me que eu lhe telefonasse, o que fiz no dia seguinte. Ele me recebeu lá na USP, onde, já aposentado, recebe a todos que recorrem aos seus saberes numa sala do IEA.
Será inesquecível para mim o nosso encontro. Jamais pensei que um cientista pudesse ser tão amoroso e sensível com trabalhos simples como o meu, dedicado às crianças. Prof Aziz é um exemplo muito bonito de compromisso com o público, com o essencial, que foge ao entendimento da maioria, infelizmente. No livro eu dedico o capítulo Xeique para explicar um pouco quem é esse educador e ser humano fantástico.
(O programa exibiu trecho da apresentação do audiolivro, com a música Yanomami, de Zé Paulo Medeiros, e trecho do capítulo Xeique, no qual Gisele apresenta quem é Aziz Ab'Sáber).
Na foto, da esquerda à direita, Gisele, Deganello e a Dra. Beatriz Goldman, que na apresentação do programa divide a bancada com o radialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele