06/12/2007

Um pedido a São Nicolau:
bons regentes para o Brasil
Um brilho diferente tomou conta das ruas do centro da cidade. O sorriso lindo das duas balizas fez o público parar para ver a graça dos seus corpos leves em incansáveis evoluções acrobáticas à frente dos músicos. O barulho dos pés pequeninos, em marcha, foram um convite para ver a banda passar. Eu fui. Ao som da banda marcial Fundação Bradesco - Jardim Conceição.
Na altura do Pavilhão Nacional, no Calçadão da rua Antonio Agu, os integrantes da banda pararam a marcha e iniciaram a execução do repertório, quando o que estava muito bom ficou ainda melhor com a surpresa da chegada de outra tradicional banda marcial, a da Escola Estadual Prof. Armando Gaban.
Um privilégio foi ouvir e ver o talento musical de alguns dos estudantes de Osasco. Impossível não seguir a marcha dos pequenos músicos das bandas marciais, tão bem regidas.
Observar a forma como o regente trabalha para obter o melhor resultado dos músicos e seus instrumentos é uma aula de relações humanas e liderança. Professores e pais de alunos que freqüentam aulas, regularmente, mas não conseguem aprender, deveriam ter estado ali, no Calçadão da rua Antonio Agu, na noite de 5 de dezembro. Políticos e gestores, também.
O que parece impossível se torna fácil quando há competência para executar o trabalho, respeito e disciplina. Sem esses fatores, é impossível motivar o ser humano para aprender e obter bons resultados.

E foi dessa forma que os regentes das duas bandas marciais, num dado momento, conseguiram juntar os integrantes, sob a regência dos dois, para tocar o coração de todos com “Noite Feliz” e “Papai Noel”.
O público vibrou. Fiquei pensando, comigo mesma, como seriam as notas dos alunos que aprendem música na escola e têm bons regentes.
Hoje, 6 de dezembro, é Dia de São Nicolau, um dos mais populares santos do cristianismo, nascido há 1657 anos. Ele inspirou a lenda do Papai Noel e é o patrono das crianças. Vou pedir ao bom velhinho, a quem são atribuídos milagres, todos associados com a doação de presentes, bons regentes para o Brasil. gisele.jorn@uol.com.br
Fotos: Banda Marcial EE Prof.Armando Gaban (Osasco-SP) e Pamela A. Dias (Menina Noel).

Um comentário:

  1. A criança-noel da foto é Pamela A. Dias, quando tinha pouco menos de dois anos. Que Deus a abençôe e seja a luz que guiará seus passos.
    Com amor, Gisele

    ResponderExcluir

Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele