Blog da Gisele Pecchio indica vídeo [link abaixo] e reflexão sobre o tema em casa e na escola.
Link para assistir a palestra de Gikovate no Café Filosófico da TV Cultura:
Dieta para emagrecer engorda
Recebi do amigo Paulo Fontão, que é médico e indicou este vídeo.
Recebi do amigo Paulo Fontão, que é médico e indicou este vídeo.
Gostei muito da palestra. Em especial quando o psicoterapeuta Flávio Gikovate [foto] diz que "a sociedade está enlouquecida. Andamos de carro para todos os lados e depois ficamos suando na esteira para emagrecer. Há fartura de alimentos como jamais se viu em tempo algum na história da humanidade e se cultua a magreza. Na época da escassez de alimentos se fazia o contrário, cultuando a gordura, o excesso".
Como conciliar fartura com magreza?
Parece se tratar de uma questão de foco.
De que lado queremos ficar? Do lado da saúde ou da doença?
O exemplo serve para muitos outros comportamentos humanos adquiridos, tais como fumar, ingerir álcool e drogas, fazer uso do corpo e da mente de forma a comprometer o domínio próprio.
Gikovate nos conduz a pensar sobre a importância das nossas escolhas. Nunca é tarde para corrigir rumos e usar o livre arbítrio. Sempre haverão crianças e adolescentes necessitando de bons exemplos para jamais terem dúvidas na hora de fazer escolhas.
Toby e Gikovate
Mas, afinal, o que estaria fazendo o cão Toby neste post?
Foi visitar o famoso psicoterapeuta?
Será que Toby faz dieta para emagrecer?
Humm...
Oh, oh!
Nada disso, ele é a minha inspiração para falar de bons exemplos às crianças, de todas as idades. Ninguém melhor do que o protagonista das minhas estórias para recomendar hábitos de vida saudáveis.
Por quê?
Porque Toby corre na praia todos os dias, com seus amigos pássaros da esquadrilha da fumaça. Os maus hábitos comportamentais dele são todos causados pelo ser humano, como o péssimo costume de oferecer aos cães sorvetes, doces e outros alimentos que não fazem parte da dieta animal [ler em Um par de asas para Toby].
Se Toby não fosse um corredor, praticante diário da atividade física, ficaria fora de peso como o amigo Bolão, que ganhou esse apelido por causa do sobrepeso.
Há seres humanos que são impiedosos na hora de colocar apelidos. Ainda bem que o amigo de Toby é um cão e não entende da maldade de certas pessoas. Ainda lhes abana o rabo ao ser chamado de Bolão...
O mesmo não ocorre com o ser humano, em especial crianças. Algumas adoecem e ficam traumatizadas para sempre por causa dos apelidos. Por isso, é bom incentivar o amor e o respeito entre os seres humanos, desde a mais tenra idade.
Tarefa
1) Vamos corrigir o mau exemplo de dar alimento humano aos animais? Comece pelo seu cãozinho.
2) Vamos corrigir o mau exemplo de apelidar as pessoas, se isso as entristece? Comece na sua escola, chamando os colegas pelo nome. Tá falado?
Pensamento
Acredito ser a verdadeira dieta, escolher palavras e ações colhidas na fonte dos mais nobres pensamentos e sentimentos que habitam a própria consciência. Um lugar onde grande parte da humanidade jamais encontra porque procura longe de si. Gisele Pecchio, 21/1/07
Link para assistir a palestra de Gikovate no Café Filosófico da TV Cultura:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele