*Em toda a rede pública de ensino de Limeira (SP), considerando escolas municipais e estaduais, existe apenas uma máquina braile, situação que prejudica o aprendizado dos alunos e representa uma barreira no processo de inclusão social. Entre as reivindicações pleiteadas pelo Conselho Municipal dos Deficientes, a compra de equipamentos para instituições que possuem estudantes com deficiência visual é uma das prioridades.
**Em Limeira existem 15.561 deficientes visuais, de acordo com o IBGE. A falta de máquinas braile na cidade comprova que muito ainda precisa ser feito na área de educação. Alunos cegos recebem o reglete e a punção para a escrita braile manual. Alguns deles já estão sendo vítimas da lesão por esforço repetitivo (LER), além de não conseguirem acompanhar o aprendizado. Muitos acabam sendo submetidas à prova oral, por falta de acesso e inclusão.
***“Quando se fala em inclusão, são discutidos apenas aspectos arquitetônicos, como rampas, piso e barras”, lamentou Alexandre Aparecido Nascimento, do Centro de Treinamento Paraolímpico, de Limeira.
Resenha da notícia publicada em 24/3/07, pág.14, Gazeta de Limeira
Para você responder:
Qual é a situação dos estudantes com necessidades especiais, na sua cidade?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua presença. Abraço meu, Gisele