29/07/2015

PENÁPOLIS QUER TOBY

VIDA OU MORTE DA NATUREZA ESTÁ EM NOSSAS MÃOS. Em dezembro de 2013, as edições em braile e tinta ampliada da coleção Toby chegaram às mãos dos leitores de Penápolis(SP). Ontem, recebi outro pedido. Estou feliz por saber que além de atender as necessidades diferentes de leitura dos seus estudantes, os gestores da Educação valorizam livros de conteúdo seguro, com ênfase na preservação do meio em que habitam e nas boas práticas de cidadania. Toby é um defensor da natureza e gostou do carinho como a cidade cuida das suas ruas, praças e espaços públicos.

Descrição das imagens: Vista da Praça 9 de Julho, tendo no primeiro plano uma frondosa árvore. Ilustração de Toby procurando endereço com uma lupa no guia deste hábil viajante. Fontes: Prefeitura Municipal de Penápolis e ilustração do vol.3 da coleção Toby, ilustrador MECCHI

27/07/2015

DON'T CRY FOR ME ARGENTINA


Para mim, a mais bela interpretação desse clássico é de Suzan Erens. Enjoy!

Jul, 26, 2015 Sessenta e três anos da morte de Eva Perón (7/5/19 a 26/7/52). Atriz, política e primeira-dama argentina no governo de Juan Domingo Perón (8/10/1895 a 1º/7/74). Como esquecer a interpretação da inglesa Julie Covington (1976) e de Elaine Paige, na estreia nos teatros (1978). Evita, personagem criada pela própria ativista política Eva Perón, é um musical inesquecível, por causa da música Don’t cry for me Argentina, uma pérola escrita por Tim Rice com arranjos musicais de Andrew Lloyd Webber. Clássico eternizado no cinema, décadas após (1996), pela cantora Madonna e o ator Antonio Banderas.
A lembrança da morte de Eva me trouxe à memória eu cantando essa música durante uma aula em que o professor, hoje médico-cirurgião cardiovascular famoso, me pediu para cantar depois de nos ensinar a letra. Ele perguntou à classe quem gostaria de cantar e uma colega me cutucou e disse: “ela canta”. Pobre de mim, minha timidez e falta de talento para o canto foram expostos em silêncio absoluto por parte dos colegas. No final, venceram a minha emoção e a bela letra trazida ao nosso conhecimento pelo meu eterno, sempre lindo e inesquecível professor. “...You won’t believe me. All you’ll see is a girl you once knew...”

23/07/2015

QUEM É TOBY?


Este blog surgiu para divulgar o resultado de trabalhos de pesquisas independentes em literatura paradidática acessível. Encerrei atividades devido aos agravos na minha saúde. Como Toby, o protagonista das minhas histórias, eu corria muito, visitando distantes lugares, tarefa agora impossível. Assuntos relacionados à Saúde, igual à Educação, direito constitucional do cidadão, e fragmentos do diário de uma sobrevivente agora são publicados aqui. Hoje, a pequena Jessica me perguntou se o Toby dos livros era o poodle Toby, meu fiel companheiro de jornada. Pergunta que motiva continuar escrevendo sobre o trabalho autoral, lenitivo potente para uma existência torturada, enquanto espero pela conduta médica para me socorrer.
Quem é Toby?
Venho de um lugar tão lindo como o brilho que trago no olhar.
No meu olhar se pode ver refletido o azul do céu.
Se pode ver, também, o azul das águas do mar do lugar de onde venho.
No céu do meu lugar brincam os amigos pássaros da esquadrilha da fumaça
Tenho um amigo índio de nome Ypê.
Como eu, o menino Ypê também é filho da Juréia.
Nossa mãe nos acolhe a todos em seu majestoso condomínio de mata verde e fresca.
Lá, habitam seres misteriosos.
Eles guardam tesouros invisíveis para quem não lê com olhar de vaga-lume.
Os vaga-lumes enfeitam o céu quando a noite deita sobre o lugar de onde venho.
Meu olhar tem um brilho lindo como é lindo o meu lugar.
Do meu olhar se pode ver refletido o amor e a inteligência do Criador.
Sou pequenino, mas tenho o porte altivo dos filhos do lugar de onde venho.
O lugar de onde venho pequenino e altivo inspira lendas, histórias e projetos pioneiros para o meu país.
Sou um cão caiçara tupiniquim, filho da Juréia.
Inspirei a primeira coleção de livros para crianças em formato acessível.
Meu maior desejo é um dia poder ver-me refletido no seu olhar.


Descrição das imagens: praia da Juréia, visita de Gisele ao cão Tobby verdadeiro, na sua casa, em Peruíbe (SP)


Descrição das imagens: com intérpretes de Libras após palestra em Macaé (RJ) e interação com leitores na Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos (SP)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

04/07/2015

LIVRARIA CULTURA ENCOMENDA UM PAR DE ASAS PARA TOBY, EM BRAILE E TINTA AMPLIADA

Resolvi doar meu mobiliário do quarto, roupas, calçados, bolsas e os livros da Coleção Toby, minhas joias mais preciosas, ao Instituto André Luiz. À minha pequena grande mãe coube a difícil tarefa de separar e embalar tudo. Degraus me separam do meu quarto, onde jamais estive depois de quebrar a coluna. Com uma remessa de 20 livros para a loja da Livraria Cultura no Shopping Iguatemi, capital(SP), em 23 de outubro do ano passado, estaria tudo encerrado. Fiz a minha despedida e o comprador, ao telefone, se emocionou. Quase choramos juntos. O tempo passou e na última sexta,3,recebi pedido de 25 livros em braile e tinta ampliada de Um Par de Asas para Toby, da loja do Conjunto Nacional, avenida Paulista, capital (SP).

Disse à compradora que não tinha mais livros para oferecer. Neste instante, minha mãe se apressou em dizer que havia guardado uma quantidade de livros, antes de eu terminar a ligação telefônica. “Eu sabia que alguém iria precisar dos seus livros e não iria encontrá-los porque quando doamos não sabemos o destino final da doação”, disse ela. As mães sempre têm razão. Dependendo da cabeça de quem recebeu e fez a triagem dos livros o caminho pode ter sido o da reciclagem. Fiquei feliz em poder atender Cristiane, a simpática compradora, que sabe do meu comprometimento motor e falta de ajudante e fez a retirada dos livros em casa. Difícil agora é saber, afinal, quantos livros ainda tenho. Mamãe não soube dizer quantos e quais títulos guardou. Sei apenas que ela preservou as edições em braile, minhas joias mais preciosas, depois dessa mãe incrível. Mãe, te amo!
Descrição da imagem: mãozinhas das alunas Laura e Mariana fazendo a leitura da edição em braile e tinta ampliada do livro Um Par de Asas para Toby, Colégio Ofélia Fonseca, capital (SP)





01/07/2015

PIETRO VEIO ME VISITAR PELA SEGUNDA VEZ, NO DIA DE SÃO PEDRO


2015, junho, 29. Dia da celebração ao apóstolo Pedro e também ao apóstolo Paulo, dois grandes mártires e pilares do cristianismo que teriam morrido no mesmo dia, talvez em anos diferentes. É mais popular comemorar, em 29 de junho, o Dia de São Pedro. Aqui em casa tive a alegria de receber, na última segunda, o pequeno Pietro, primeiro neto da podóloga Neli. O pequenino já havia me visitado na barriga da mamãe, poucos dias antes de nascer. Neli faz de tudo para jamais deixar de atender seus pacientes, em especial os mais comprometidos em sua mobilidade. Profissionais assim fazem a diferença porque trabalham com amor e dividem conosco o maior tesouro: celebrar a vinda de mais um anjo da constelação do Senhor.
Descrição da imagem: Pietro dormindo ao lado de Neli e Gisele