25/06/2015

MICHAEL JACKSON PARTIU HÁ SEIS ANOS. LOVE LIVES FOREVER

This is it teria sido a última mega produção do Rei do Pop, que partiu sem concretizar seu último trabalho benemérito. Com a renda da turnê com a qual encerraria sua carreira, Michael Jackson construiria o maior hospital pediátrico do mundo. Uma alma dócil e torturada, própria dos grandes gênios. Para quem não assistiu, veja o filme This is it no SBT, amanhã, às 23h15.

Ben (1972), do início da carreira solo de Michael Jackson, foi a primeira letra de música que aprendi a traduzir. A voz suave é de um garoto que marcou a mim e aos adolescentes na década de 70. One Day in Your Life (1975), na voz afinada do acanhado Michael Jackson, eternizou os bailinhos na quadra da escola e nas garagens das casas da minha tímida adolescência. Cresci ouvindo e traduzindo as canções daquele que seria o Rei do Pop. Triller (1982) rendeu o Grammy Award e foi um marco na carreira deste astro planetário.
A interpretação de Smile, música de Charlie Chaplin e letra de John Turner e Geoffrey Parsons, por este gênio dos espetáculos de alta performance, é bela como a simplicidade deste artista para sempre menino.
Smile though your heart is aching...
Earth Song (1995), a Música da Terra, é minha favorita porque traduz o amor planetário deste artista generoso e benemérito. Pioneiro da era dos vídeos musicais, investiu milhões de dólares na filmagem desta canção denunciando os estragos da ação perversa do ser humano em todos os continentes, inclusive na floresta amazônica. Ele empresta sua potente voz, interpretação e o corpo frágil no mais dramático pedido de socorro da natureza contra atos predatórios e criminosos na Terra que nos foi dada para habitar. É a maior prova de amor deste artista que o mundo teve a dádiva de conhecer em sua breve passagem por aqui. Uma alma dócil e torturada, própria dos grandes gênios. (MJJ, 29/8/58 a 25/6/2009).
Descrição da imagem: MJJ interpretando Earth Song no filme This is It e
uma garotinha rodeada de borboletas numa das mais belas cenas do
filme. Há um texto que escrevi, em homenagem ao Michael, após
assistir esse competente trabalho do diretor Kenny Ortega, 2009.
Clic no link Earth Song para assistir o filme em YouTube.
 

24/06/2015

VIVA SÃO JOÃO!


Neste friozinho somente o calor das amizades para aquecer ao menos o coração. Agradeço a lembrança do meu aniversário aos amigos e primos que me ligaram e me visitaram, em especial a Marcinha, Silvana (para sempre colegas do Marketing Bradesco), Cecilinha, Elzi, Markiano (ADEVA), Roberto Luccas e para sempre amadas Rê e Neyde.

Descrição da imagem: Gisele, aos 7 anos. Festa junina no então 2º Grupo Escolar de Osasco (SP), hoje Emef. Prof. José Liberatti.
Descrição da imagem: cartão da tia Neyde e primos com
mensagem de Gálatas 5:22 "O fruto do Espírito é: amor, paz,
longanimidade. benignidade, bondade, fé, mansidão,
temperança". 
 

 

20/06/2015

VIVER O AMOR INFINITO

Outono, junho, 14. Conseguir sair num domingo de outono e comprar duas blusas para Fany foi uma alegre passagem de estação. Nem liguei para o vento gelado levantando folhas secas e sacos plásticos desafiando as rodas dianteiras da minha cadeira. Desafio maior é conviver com a dor torturante das lesões na coluna, na pele e sorrir. Minha mãe tem bom gosto comprou duas blusinhas lindas, uma de estampa floral e outra azul com bordado branco abaixo do decote. Passeio curto, de grande significado para mim. Sempre aparece alguém para me ajudar a subir, descer rampas e vencer calçadas e ruas esburacadas com perigosos desníveis. Em casa, na volta do passeio, nos abraçamos e dissemos uma para a outra: “Estaremos sempre juntas até o infinito”. O amor infinito é fundamento e não sentimento, por isso vive para sempre.

AMIZADE SE RENOVA NA PASSAGEM DA ESTAÇÃO
Outono, junho, 15. Estava terminando de costurar uma adaptação que precisei fazer numa roupa e pensando em telefonar para a amiga Elzi quando ela me ligou dizendo que estava chegando para uma visita. Nordestina vinda de São Luís, Maranhão, terra do poeta Ferreira Gullar, para estudar, trabalhar e vencer em Osasco, São Paulo. Nossa amizade vai se fortalecendo a cada passagem de estação. Ela me trouxe uma seleta de riquezas da terra, entre elas as castanhas do Pará. Amizade é o mais puro amor, sempre presente e se renovando. Um desafio para o poeta traduzir.

Descrição da imagem: Elzi e eu com a seleta de frutas nas mãos tendo do lado esquerdo um poema de Ferreira Gullar.

Clicar com o mouse para ver e ler ampliado o poema Traduzir-se

 

04/06/2015

MOACYR FRANCO SENSIBILIZA SOBRE A CEGUEIRA

 
SBT (SP) Programa do Ratinho Depois de um cochilo abrimos os olhos no mesmo instante, eu e mamãe. Não raro isso acontece. Acordamos e dormimos no mesmo horário, temos ideias ao mesmo tempo sobre o que fazer, comer pipocas e coisas simples do cotidiano, agora restrito ao nosso lar. Na tela da tevê, Moacyr Franco (5/10/36, Ituiutaba-MG) terminava mais uma de suas memoráveis interpretações. Acordei ouvindo trecho de Suave é a Noite, uma de suas centenas de composições românticas. Uma pausa no canto e a sequência da narração de uma linda história de amor.
Falava sobre uma senhorinha pobre que resolveu adotar um menino cego, a última das crianças que ficou num abrigo de menores porque pessoa alguma se interessou por ele por causa da cegueira. Ela decidiu adotá-lo, contrariando a vontade do marido. Ele acabou abandonando a mulher e ela, sozinha, cuidou de si e do menino, guiando-o pelos caminhos da vida. Certo dia ela adoeceu e foi hospitalizada. Ao lado do leito de morte, um médico disse ao filho: “sua mãezinha fechou os olhos e está no céu, caminho que você jamais encontrará porque somente ela conhece”.

Se o amor e o romantismo não estivessem fora de moda, para muitos, tenho certeza que esse texto tocaria os olhos do sentido oculto de muitos filhos e filhas que, mesmo dotados da visão, estão cegos. Haverão de procurar as mãos de suas mãezinhas e pedir a bênção para, quem sabe, encontrar o caminho do céu.

“Minha mãe me fez rezar
Para ser feliz um dia

A felicidade passou
Foi durante a noite e eu dormia...

Me ensinou a semear
Plantei rosa, fiz canteiro

Mas enquanto eu reguei semente
Desmataram esse mundo inteiro”

Pedágio, de Moacyr Franco, cantor, intérprete, autor, compositor, ator, apresentador de tevê.