25/06/2009

Descrição da Imagem: página do folder institucional que resume a missão da LARAMARA. Para ler ampliado ou imprimir, selecione com o mouse.

LARAMARA indica livros de sua produção de tecnologia assistiva
ao Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

A Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual LARAMARA participa da V Edição do Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil com a indicação de livros da escritora Gisele Pecchio, dois deles serão apresentados ao público na Livraria da Vila, dia 4 de julho, a partir das 15 horas, em tarde de autógrafos e oficina de leitura e desenho com a autora.

Em formato 30X21 cm, acabamento em espiral, 26 páginas em braille e tinta ampliada, com ficha de leitura, os livros paradidáticos “Um par de asas para Toby” e “Toby e os mistérios da Floresta” foram transcritos e impressos em braille pela LARAMARA por meio do Setor de Tecnologia Assistiva da instituição fundada há 18 anos pelo casal Mara e Victor Siaulys para apoiar a inclusão educacional e social de pessoas cegas, com visão subnormal ou múltiplas deficiências.
A professora e escritora Mara Olímpia de Campos Siaulys, presidente da LARAMARA, acredita que “além de contribuir com a seleção de títulos, nesta importante premiação internacional, a indicação da obra de Gisele Pecchio valoriza o livro acessível e a igualdade de direitos”. Segundo Mara Siaulys, a literatura transcrita e impressa em braille e tinta ampliada é de fundamental importância no aprendizado de crianças, adolescentes e jovens estudantes com necessidades diferentes.
O livro “Uma Aventura na Amazônia – Raycha”, edição da própria autora, orientada pelo geógrafo Aziz Ab’Sáber, também foi indicado pela LARAMARA ao prêmio realizado pela Fundación SM por trazer contribuição ao estudo e reflexão sobre temas importantes ao meio ambiente através de viagem fantástica pela última grande floresta tropical do planeta, informou Mara Siaulys, ex-aluna do geógrafo Ab’Sáber, que na história contada no livro é vivido pelo personagem Xeique.

18/06/2009

UFMG/Faculdade de Educação

LIVRO ACESSÍVEL É PAUTA NA MÍDIA UNIVERSITÁRIA

O jornal Letra A, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publica conteúdo relacionado ao livro universal, ou acessível, e entrevista com a autora da coleção Toby, a primeira em tinta, braille e audiolivro para crianças. Leia a íntegra em em http://www.ceale.fae.ufmg.br/nomade/midia/docs/191/phpdZJFOG.pdf

11/06/2009

Trecho da matéria publicada no jornal Letra A, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com conteúdo relacionado à coleção Toby. A íntegra você lê no link acima.

Clicar com o mouse sobre a imagem para ler ampliado ou imprimir.



09/06/2009


Dia 4 de julho, a partir das 15h., autógrafo e oficina com Gisele Pecchio na Livraria da Vila.

08/06/2009

AUTÓGRAFO E WORKSHOP


Livraria da Vila recebe Gisele para autografar
aventuras de Toby em braille e tinta ampliada

No dia 4 de julho, a partir das 15 horas, na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, a escritora Gisele Pecchio autografará a 2ª edição dos dois primeiros títulos da coleção Toby impressos em braille e tinta com caracteres ampliados para visão subnormal. Além dos livros “Um par de asas para Toby” e “Toby e os mistérios da Floresta” revisados de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa, transcritos e impressos em conformidade com o padrão ABNT de normas técnicas de acessibilidade, também serão autografadas as edições em tinta, incluindo “Uma Aventura na Amazônia – Raycha”. Haverá oficina de leitura e desenho para colorir com a autora.

O lançamento em livraria “permite dar igualdade de oportunidade para frequentar esse importante espaço de convivência e consumo aos leitores com necessidades diferentes para ler um livro”, afirma Gisele. Pioneira na edição dos próprios livros acessíveis em tinta ampliada, braille e áudio, a autora desenvolveu o trabalho em conjunto com o Setor de Tecnologia Assistiva da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual Laramara.

Nesta 2ª edição, os livros se apresentam com 26 páginas impressas em braille e tinta, corpo 24, formato 21x30cm, acabamento em espiral. O projeto, segundo Gisele, visa a contribuir para que crianças, adolescentes e jovens cegos e com visão subnormal tenham igual oportunidade de ler os livros da coleção Toby, que são paradidáticos e valorizam temas relacionados à ecologia e ao meio ambiente. O protagonista das histórias é o cão Toby, amigo dos pássaros da “esquadrilha da fumaça” e do menino-índio Ypê (filhos da Juréia como ele). A Floresta Atlântica é destacada nos dois primeiros livros da coleção. Outro livro da autora, lançado no final do ano passado, “Uma Aventura na Amazônia – Raycha”, escrito com orientação do geógrafo Aziz Ab’Sáber, também será editado em caracteres ampliados e braille. Antes, Gisele Pecchio relançará os audiolivros das duas primeiras histórias do protagonista Toby com faixa dedicada à música-tema do personagem, com interpretação, arranjos e letra do músico Zé Paulo Medeiros.

02/06/2009

CANÇÃO PARA TOBY
O Cão, de Zé Paulo Medeiros

Confira no arquivo de áudio referente à entrevista do músico e escritor Zé Paulo Medeiros como ficou a música na interpretação do próprio artista, autor da letra, arranjos e voz. Publicado no Recanto das Letras da UOL.
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/GiselePecchio

MESA REDONDA

Artista defende a cultura a serviço do desenvolvimento saudável da infância

O músico e escritor Zé Paulo Medeiros, um dos expoentes da bossa nova caipira, defendeu a importância de "usar de si para promover a arte e não usar a arte para se promover", em entrevista à jornalista Deusana Tomaz nesta terça, 2, em mesa redonda na Rádio Nova Difusora AM 1.540. Para o músico, que também cantou ao vivo acompanhado do seu violão, "isso vale para qualquer profissão". Zé Paulo interpretou "O Cão" (música-tema do cão Toby nos audiolivros que acompanharão edições em braille das histórias dos livros de coleção pioneira no formato acessível para crianças ). "O Peixinho" foi outra música interpretada, que também faz parte do repertório do artista destinado ao público infantil dentro do projeto literário-musical de sua autoria: “As aventuras de Pepita - O segredo do olho mágico”, que será exibido também em peça teatral. O músico está comprometido em buscar parceiros para o projeto, que visa o desenvolvimetno saudável da infância por meio da cultura e suas manifestações como a música, a literatura e o teatro. Mais informações em
zepaulomedeiros@globo.com