30/10/2008

TOBY NA SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA DA UNESP-FEG

Crianças da creche da Unesp, mães e professoras foram conhecer as historinahs do Toby. Os pequenos ainda não lêem nem escrevem mas, incentivados pela autora, assistiram até a uma apresentação em Power Point sobre o projeto e deixaram a sua assinatura no livro de presença da autora.





28/10/2008







RECEBE GISELE PECCHIO


A Coleção Toby estreou na LIVRARIA DA VILA domingo, 2/11, das 16 às 17 horas, quando aconteceu uma interação da escritora Gisele Pecchio com crianças de todas as idades no auditório da loja da Alameda Lorena (metrô Consolação-SP). O espaço é lindo e acolhedor, com mobiliário adequado aos pequenos no setor de livros infanto-juvenis.


A interação foi gratuita e quem adquiriu os livros da Coleção Toby levou-os autografados pela autora. Na loja, o destaque foi dado para o lançamento UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA - RAYCHA, cujo audiolivro (acompanha a edição em braile) foi ouvido por todos que participaram nas atividades programas pela loja com Gisele. As crianças coloriram desenhos do Toby enquanto ouviram a narração da história e belas músicas como Yanomami, um tributo à Nação Yanomami, criação do músico Zé Paulo Medeiros, e Festa do Círio de Nazaré, na interpretação de Leila Pinheiro".


GUARATINGUETÁ


No dia 5, às 14h30, a escritora falará aos professores e alunos no Campus da Unesp de Guaratinguetá (SP), durante as comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, uma realização da Faculdade de Engenharia (FEG).


25/10/2008

AULA COM PROF.AZIZ AB'SÁBER: INSCRIÇÕES ABERTAS




Povos da Amazônia e Cultores das Ciências da Terra é o tema da aula com o geógrafo Aziz Nacib Ab'Sáber, professor emérito do IEA-USP, orientador de Gisele Pecchio no livro Uma Aventura na Amazônia - Raycha, no qual o Prof. Aziz ensina o que as crianças precisam conhecer sobre a Amazônia Brasileira, por meio da personagem Xeique, como a autora buscou eternizar, entre os pequenos, o grande cientista e educador brasileiro. A aula acontecerá no auditório da loja da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, dia 9 de dezembro, às 19 horas. Pede-se confirmar presença devido à lotação do auditório.
Evento: Aula com Prof. Aziz Ab'Sáber sobre a Amazônia
Data: 09/12/2008
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Livraria Cultura - Loja Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2.073
Confirmar presença até 8/12, por e-mail ou telefone, com Gisele: asasdaimaginacao2003@hotmail.com ou 11-89336030

24/10/2008

TOBY NA LIVRARIA CULTURA DO MARKET PLACE SHOPPING CENTER

Neste sábado, 25/10, das 11 às 13h30, Gisele Pecchio realizou interação com crianças na loja da Livraria Cultura do Market Place Shopping Center, uma promoção da Coordenação de Eventos da Livraria Cultura.
Crianças com idades de 2 anos e meio a 11 anos foram conhecer Gisele, ouvir as histórias das aventuras do Toby e colorir as personagens dos livros da Coleção Toby.
Entre aqueles que foram prestigiar a autora, com a sua presença, estavam Alice e Glaucia, representando a Associação de Assistência ao Deficiente Visual do Alto Tietê (AADVAT) e a sua diretoria, presidida por Miriam Rodrigues de Sá i Souza. Fundada em 1998, a entidade trabalha na reabilitação e na reintegração da pessoa com deficiência visual na sua vida cotidiana, trabalho, esporte e lazer.
"A primeira entidade de assistência ao deficiente visual que visitei, como escritora, foi a AADVAT, em abril de 2004, levada pela amiga jornalista Denise Caboclo", lembrou Gisele cujos livros para crianças, no formato braile e audiolivro, foram os primeiros do acervo de literatura para crianças da associação.

Crianças até 5 anos colorem os desenhos do Toby enquanto ouvem as historinhas em Mp3, pelo sistema de som da loja.
As amigas Thayane Aparecida Leal Silva (blusa rosa) e Hellen Silva Batista, após bate-papo com a autora e autógrafo no livro Uma Aventura na Amazônia - Raycha.

A irmã de Thayane, a menina Thayna Aparecida Leal, também foi buscar o seu livro autografado. Ficaram felizes com a explicação de Gisele sobre o importante significado que a letra "y", presente em seus nomes, tem na língua tupy-guarany. "Para o índio, o y quer dizer rio, água, e a água é a origem da vida e o rio circunda a vida".

Sentada, Alice, da AADVAT, lendo a edição em braile enquanto ouve o audiolivro pelo sistema de som da loja. Ao seu lado, Gisele, Glaucia (AADVAT), tendo à frente as meninas Thayane e Thayna.
A próxima interação de Gisele com as crianças, na Livraria Cultura, será no dia 6 de dezembro, das 11 às 13h30, na loja do Conjunto Nacional, na avenida Paulista, 2.073 (metrô Consolação) quando se poderá adquirir os livros autografados pela autora, em tinta, braile+CD e colorir as personagens das histórias enquanto se ouve o audiolivro do lançamento: Uma Aventura na Amazônia - Raycha. O CD acompanha os livros em braile e possui em sua trilha sonora músicas como Yanomami, de Zé Paulo Medeiros, e Festa do Círio de Nazaré, na interpretação de Leila Pinheiro.

Saiba mais sobre Gisele Pecchio e seus livros buscando pela autora no site http://www.livrariacultura.com.br

19/10/2008

TOBY3 NA IMPRENSA

Jornal A Rua, Coluna de Clara Faria, traz notícia sobre o lançamento do livro: "Criançada pode curtir Uma Aventura na Amazônia, a partir do dia 11".

Blog do Milton Jung (Rádio CBN) traz notícia do lançamento na edição de 13/10/08


Jornal Diário da Região noticiou o lançamento de Uma Aventura na Amazônia - Raycha, também em braile e audiolivro

Jornal Página Zero, edição nº 843, 3/10/08, Cultura





Jornal Página Zero, edição nº 845, 17/10/08, Cultura: "Geógrafo homenageado pela escritora prestigia lançamento do terceiro livro de Gisele Dias".








18/10/2008

TOBY SE DESPEDIU DO COLÉGIO ANGLO-DA VINCI E FOI AUTOGRAFAR NA LIVRARIA CULTURA DO SHOPPING VILLA-LOBOS

Leitora do futuro - Beatriz pinta, ouve e aprende
Pintando o Toby e seu amigo Ypê enquanto ouvem a história de Uma Aventura na Amazônia - Raycha
Ler para Ser - A linda Ellen Beatriz e sua mamãe Diná Ghenov foram buscar pelo autógrafo e pelas historinhas do Toby na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.

Leitora do futuro - A bonequinha da foto coloriu os desenhos do Toby na loja da Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos.
A literatura para crianças e o livro acessível Uma Aventura na Amazônia - Raycha, da escritora Gisele Pecchio, autora da Coleção Toby, pioneira no formato acessível para crianças no Brasil, mereceram atenção especial durante a XXVIII Semana de Artes e Ciências organizada pelos alunos e professores do tradicional Colégio Anglo-Leonardo Da Vinci, de 16 a 18 de outubro. A autora realizou uma palestra para alunos das 6ª séries (dia 16) e uma dinâmica de grupo no formato mesa redonda com alunos das 4ª séries (dia 17). Gisele também participou do encerramento da semana e ficou muito impressionada com o resultado da produção dos alunos. Chamou a sua atenção as salas temáticas relacionadas os povos indígenas e à Amazônia. Depois de autografar os livros da sua coleção, que agradaram muito aos alunos, a autora seguiu para o Shopping Villa-Lobos, onde realizou outra dinâmica com os leitores e autografou na Livraria Cultura.
No próximo dia 25, das 11 às 13h30, Gisele autografará na loja da Livraria Cultura do Market Place Shopping Center, no Morumbi, com acesso fácil pela estação da CPTM Morumbi.

TOBY NO ENCERRAMENTO DA 28ª SEMANA DE CIÊNCIAS E ARTES DO ANGLO-LEONARDO DA VINCI




Neste sábado, 18, pela manhã, Gisele Pecchio participou do encerramento da XXVIII Semana de Artes e Ciências do Colégio Anglo-Leonardo Da Vinci, onde também autografou os livros da Coleção Toby para alunos das 4ª, 5ª e 6ª séries. Na sexta ela participou de uma dinâmica com alunos da 4ª série. Sentada no chão da sala de aula, em círculo com os estudantes, a escritora foi sabatinada pelos alunos, que quiseram saber tudo sobre o processo de criação dos livros e sobre as edições em braile.

16/10/2008

TOBY NO ANGLO DA VINCI

Com respeito, alegria e participação os alunos da 6ª série do Colégio Anglo Da Vinci receberam a escritora Gisele Pecchio nesta quinta, 16, para um bate-papo sobre o livro Uma Aventura na Amazônia - Raycha, seguido de sessão de autógrafos. Além de contar a história do livro, para o qual a autora recebeu orientação do geógrafo Aziz Ab'Sáber (IEA-USP), a conversa também foi sobre acessibilidade à leitura, já que o trabalho autoral de Gisele possui o diferencial de se apresentar também em braile e audiolivro. Gisele também comentou sobre o bulling com os alunos, utilizando como exemplo o personagem Bolão, cão amigo de Toby. "Os animais não possuem sentimentos humanos que provocam sofrimento e traumas, por isso são indiferentes à humilhação, intimidação e ofensas como o apelido Bolão, o que não ocorre conosco", disse a autora que no final recebeu o carinho dos alunos por meio de palmas, abraços e mensagens carinhosas escritas pelos alunos Laís, Wander, Beathriz Bianca, Larissa, Bianca, Victória, Julia, Fernanda, Juliana e Isabella.






Alunos da 6ªB, da Profa. Cris: respeito, alegria e participação.



Profa. Cris de Toledo e Gisele após sessão de autógrafos de Amazônia.
Professora, aluno (um fofo, carinha de personagem) e autora após palestra sobre o livro Amazônia.

14/10/2008

TOBY NO COLÉGIO DESAFIO

Alunos do Colégio Desafio com Gisele Pecchio, depois da conversa sobre a aventura do Toby na Amazônia.
Prof. Lalao e alunos da 5ª série assistem filme sobre o trabalho autoral da Gisele
Turma da 5ª série do Colégio Desafio: a primeira a receber informações sobre o novo livro
Colégio Desafio recebe Gisele Pecchio, da Coleção Toby
No dia 13 de outubro, os alunos das 5ª e 6ª séries do Colégio Desafio, turmas do Prof. Lalao, sob coordenação da Profa. Belanisa Mello, foram os primeiros a participar de palestra com a escritora Gisele Pecchio sobre o novo livro da Coleção Toby: Uma Aventura na Amazônia - RAYCHA. Foram duas aulas bastante animadas, com utilização de recursos multimídia, por meio dos quais a autora exibiu em primeira mão as imagens do lançamento do livro, ocorrido no dia 11/10/08, com a presença ilustre do Prof. Aziz Nacib Ab'Sáber (IEA-USP), um dos maiores nomes da Geografia mundial, orientador da autora na elaboração do roteiro do livro e nas informações que ela transmitiu aos leitores sobre aspectos da história e geografia da Amazônia Brasileira.
No Colégio Desafio, os alunos participaram de duas aulas da autora sobre o seu projeto autoral pioneiro no Brasil em acessibilidade ao livro, fizeram leituras de texto sobre o papel social do cão Toby, protagonista das histórias da coleção de livros em tinta, braile e audiolivro de edição da própria autora, e participaram da sessão de autógrafos que encerrou a segunda visita da escritora ao Colégio Desafio, unidade educacional da cidade de Osasco (SP).

12/10/2008

Imagens do lançamento do livro

Momento da entrevista ao radialista Edson Natale (Rádio 9 de Julho-AM).
Marianinha se diverte chupando pirulito e lendo a nova aventura do cãozinho Toby.

Gisele com o menino Ruan e sua mamãe tendo ao fundo a professora Teresinha e a artista plástica Gladys Ometto.
Gisele, a jornalista Marcinha, Mecchi e o fotógrafo Rone (ex-recruta do falecido tenente ambientalista Mario Orlandini Filho, homenageado pela autora).

Gisele Pecchio muito alegre com a chegada inesperada do geógrafo Aziz Ab'Sáber na tarde de autógrafos do livro que teve inspiração nas viagens de estudo feitas por ele na Amazônia e na sua sensibilidade de educador e homem público para as questões que precisam ser ensinadas sobre a Amazônia aos estudantes.

Mestre Aziz Ab'Sáber ao lado de Gisele: sempre elegante, discreto e presente.
Gisele Pecchio, emocionada, recebe Prof. Aziz Ab'Sáber. Conversam à mesa de autógrafo tendo uma rosa branca no primeiro plano da foto, simbolizando o ambientalista Mario Orlandini Filho (1954-2008), amigo da autora.

11 de outubro

As queridas Pamela e Marianna com Gisele em foto do papai José Lourenço.
Gisele Pecchio autografa tendo à sua frente, na mesa, display que ela mesma confeccionou com sucata de embalagem de papelão transformada em caixa-display para acondicionar os livros da Coleção Toby sobre a mesa do autógrafo. Uma caixinha colorida, com três carinhas do cão Toby recortadas e coladas na cabeceira da mesma.

Momento do autógrafo: uma mensagem para cada leitor, com o carinho e capricho.

O papai fotografando tudo e "de olho" nas filhotas Pamela e Marianna.

Dona Fany, mãe de Gisele, animando o evento, tendo ao fundo a professora Thereza Ceranto, que deu aulas à Gisele na 4ª série do fundamental, e o designer gráfico Renato Alexandre conversando com Gisele.

O radialista Edson Natale, apresentador do Espaço Alternativo, programa da Rádio 9 de Julho AM - Arquidiocese de São Paulo, dedicado aos deficientes e pessoas com necessidades diferentes de acesso, com as professoras Teresinha Saliba Dias (à direita) e Thereza Ceranto Couto (à esquerda) no momento em que Gisele autografava os livros para ambas. Terezinha foi diretora e Thereza professora na escola em que Gisele estudou da 1ª a 4ª séries do ensino fundamental (2º Grupo Escolar de Osasco).

Professora e aluna: quanta lembrança boa essa relação nos traz.

Uma turma muito animada, com necessidades diferentes de acesso aos livros e à leitura, e que veio de longe para conhecer ou reencontrar Gisele e levar o seu autógrafo no audiolivro ou nas edições em braile e tinta de Uma Aventura na Amazônia - Raycha. Da esquerda à direita da foto: Malu, com a mão sobre o ombro esquerdo de Toninho, o "Terribilíissimo" (pela carinha sapeca dá para se ter uma noção do porquê ele tem esse apelido), Mario Brancia, Celso Cassalho, José Carlos Mecchi, Gisele, Edson Natale e Eliana Palma.

"Feliz de quem traz dentro de si a beleza da criança e do educador de si próprio". A frase é de Gisele Pecchio, na foto de Pamela A. Dias, com o seu orientador Prof. Aziz Ab'Sáber.
Prof. Aziz Ab'Sáber, amado pelos alunos e pela autora do livro, presença de honra no lançamento do livro que ele ajudou a elaborar orientando Gisele Pecchio sobre o conteúdo que ela deveria apresentar aos pequenos sobre a Amazônoa Brasileira.
Prof. Aziz Ab'Sáber presente no lançamento do livro de Gisele Pecchio

Professores e estudantes que não compareceram no lançamento do terceiro livro da Coleção Toby, Uma Aventura na Amazônia - Raycha, dia 11, na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping, perderam a oportunidade de conhecer ou rever o grande educador e geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab'Sáber, professor emérito da FFLCH-USP e professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Aziz Ab'Sáber veio a Osasco (SP) trazer o seu cumprimento à jornalista Gisele Pecchio Dias, autora do livro, que recebeu orientação do famoso geógrafo nas informações que transmitiu às crianças sobre a Amazônia Brasileira. Aziz foi eternizado entre os leitores por meio da personagem Xeique, criada pela escritora para homenagear o grande educador, reconhecido entre os maiores geógrafos do mundo. O nome da personagem foi escolhido Xeique por causa da descendência libanesa do brasileiríissimo professor, nascido em São Luiz do Paraitinga (SP).
Em entrevista ao radialista Edson Natale, presente no lançamento juntamente com vários ouvintes do seu Espaço Alternativo (Rádio 9 de Julho AM - Arquidiocese de São Paulo), programa dedicado às pessoas com deficiência e necessidades diferentes de acesso, a escritora falou da sua alegria em finalizar mais esse livro e poder editá-lo de forma independente em tinta, braile e audiolivro com o apoio de um grande educador brasileiro e ainda lançá-lo no mesmo dia e local do seu primeiro livro, Um Par de Asas para Toby (2003), que inaugurou o formato de livros acessíveis para crianças no Brasil.
Maior reconhecimento não poderia haver fora a presença do homenageado e orientador da escritora no dia do lançamento do livro. Prof. Aziz Ab'Sáber chegou discreto, sem avisar que viria, para trazer o carinho do seu abraço e cumprimento a Gisele.
"Quem dera a maioria tivesse olhos para se espelhar em seus gestos de grandeza e amor pelo Brasil, pela Educação das nossas crianças, adolescentes e jovens, pelo nosso patrimônio histórico, geográfico, cultural e pela riqueza dos valores morais e éticos, com os quais e tão somente é possível construir o caráter do ser humano, que é a nossa missão primeira no planeta que nos foi dado habitar pelo Senhor do Tempo e dos Mundos", disse Gisele Pecchio, muito emocionada com a presença do famoso geógrafo.
"Somente o danado do Toby poderia me levar para distantes lugares, onde jamais estive, na companhia de um dos maiores cultores das Ciências da Terra. Toda criança deveria ter o direito de assistir uma aula com o geógrafo Aziz Ab'Sáber, ainda que fosse por meio de um livro de história", finalizou a autora de Uma Aventura na Amazônia - Raycha que poderá ser adquirido nas lojas e no site da Livraria Cultura, onde Aziz Ab'Sáber dará uma aula sobre a Amazônia no dia 9/12, às 19 horas, no auditório da loja do Conjunto Nacional, na avenida Paulista.
PRESENTES - O Grupo Terra se fez representar por Mario Luiz e Malu Brancia, Antonio (Toninho) Domingues e Celso Cassalho, todos deficientes visuais, com exceção de Malu que é acompanhante. Crianças e adolescentes como Pamela, Marianna, Larissa, Ruan, Pedrinho e Felipe foram destaques junto de pais e professores, entre eles Thereza Ceranto Couto e Teresinha Saliba Dias, professora e diretora do então 2º Grupo Escolar de Osasco (atual Prof. José Liberatti) onde estudou a escritora Gisele Pecchio, que estava acompanhada da mãe Fany, do irmão Lourenço e sobrinhas. Também presentes no lançamento, no Osasco Plaza Shopping, os artistas que participaram de mais este livro da Coleção Toby: a pintora Gladys Ometto (autora das paisagens amazônicas em óleo sobre tela), o desenhista José Carlos Mecchi (autor dos desenhos das personagens), o designer gráfico Renato Alexandre de Oliveira (editor de imagens e diagramador) e o músico Zé Paulo Medeiros (autor da letra, música e arranjos de Yanomame, trilha do audiolivro).
O governador José Serra enviou mensagem à autora por meio da sua Secretaria Particular. Os vereadores eleitos por Osasco Sebastião Bognar (PSDB) e Aluísio Pinheiro (PT) buscaram o autógrafo da autora. Além de edições em tinta, Bognar levou um livro em braile+CD para presentear o osasquense Claúdio, que é cego. O despachante Wilson Proscidelli e os contabilistas e educadores Neusa Amaral Teixeira e Paulo César Ferreira também estiveram presentes, bem como a diretora Kika (Francisca), da Revista do Parque, jornalista Marcia Macedo, Marili Alexandre (Secretaria de Cultura de Osasco), Maria Isabel (com o marido Antonio Carlos Panaro) e Elzineth Martins (Secretaria de Assistência e Promoção Social de Osasco).




























11/10/2008

Este projeto iniciou em 2005 quando
recebi e-mail de Ricardo (Ong Purãngaw),
leitor dos meus livros em braile residente na cidade
de Manaus (AM), sugerindo-me escrever aventura
de Toby na Amazônia. Desafio cumprido graças
ao Prof. Aziz Nacib Ab’Sáber (IEA-USP), um grande
educador brasileiro, reconhecido entre os maiores
geógrafos do mundo, que me orientou naquilo que eu
deveria escrever sobre a Amazônia Brasileira às
nossas crianças.
Para homenagear este cientista da Terra
e eternizá-lo junto aos pequenos, criei a personagem
Xeique, por causa da descendência libanesa do nosso
maior geógrafo. Graças ao desenhista MECCHI,
parceiro de criação desde o vol.1 da Coleção Toby,
à famosa amiga de infância, artista plástica
Gladys Ometto, e do designer Renato Alexandre,
pude lançar mais um livro em formato acessível a todos os leitores:
em tinta, em braile e audiolivro.
A Rádio Nova Difusora apoiou a gravação do livro-falado
e o radialista João Pedro Montezuma dirigiu a edição do áudio.
A Duograf finalizou o projeto e o Osasco Plaza Shopping está
possibilitando apresentá-lo ao público.
É preciso lembrar o apoio recebido, desde o primeiro livro,
do jornalista José Paulo de Andrade, âncora da
Rádio Bandeirantes, um dos maiores nomes do Rádio.
E não poderia deixar de agradecer o incentivo do
Instituto de Cegos Padre Chico, da Escola
Senai Ítalo Bologna
, das crianças, adolescentes,
seus professores e famílias, como as meninas
Pamela e Marianna, apenas para citar
duas delas, além da minha mãe Fany Pecchio.
UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA – RAYCHA
ofereço ao amigo ambientalista Mario Orlandini Filho
(1954-2008), à linda menina Laura Gera e a todos aqueles
que trabalham em favor da igualdade de oportunidades
para todos.

Gisele Pecchio Dias

Osasco, 11 de outubro de 2008

04/10/2008

ENTREVISTA

Descrição da Imagem: curumim com o seu coatá (desenho de Mecchi), ilustração do livro UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA -RAYCHA, que será lançado neste sábado, 11 de outubro, das 14 às 19 horas, na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping.

RÁDIO BANDEIRANTES AM - Na manhã desta sexta, 10 de outubro, o livro novo da Coleção Toby (UMA AVENTURA NA AMAZÔNIA - RAYCHA) foi notícia no "Fato do Dia" do jornal PULO DO GATO e do "Hora do Café" do jornal BAND GENTE apresentados pelo âncora JOSÉ PAULO DE ANDRADE, um grande jornalista e incentivador deste projeto autoral único no Brasil.
RÁDIO NOVA DIFUSORA AM - O radialista Léo Martins falará sobre o lançamento do novo livro da Coleção Toby nesta sexta, 10/10, após às 11h30, em entrevista à Rádio Nova Difusora AM1540kHz.